Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/13 às 21h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Conferências Regionais de Samambaia e Recanto das Emas

COMPARTILHAR

IMG 3608

O Colégio Marista de Samambaia sediou a plenária de moradoras e moradores que se encontrou, no último sábado (24), para conferir e debater as ações e serviços da assistência social naquela região administrativa. Na abertura do evento, educandos do Centro Assistencial Coração de Jesus, realizaram números circenses com malabares, cordas e argolas, e os alunos da Oficina de Música da AFMA – Ação Social Comunitária, conveniada com a Sedest para realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tocaram músicas clássicas e uma versão de “Smoke On The Water”, tema do jogo de videogame Guitar Hero.

IMG 3675

A presidente do Conselho de Assistência Social (CAS – DF), Edijanes Araújo, compôs a mesa de abertura da Conferência Regional de Samambaia, que contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, e presidente e fundadora da Assistência Social Casa Azul, Deise Lourenço Moisés.

IMG 3698

“Nós usuários temos voz. Para fazer valer o nosso direito a fala, precisamos estar inseridos e participar ativamente do debate, afinal, é de nosso interesse que a nossa cidade evolua, se desenvolva. Uma maneira de contribuir é estar na conferência de sua cidade, conferindo cada ação realizada pela Sedest neste local. Além disso, é importante visitar o CRAS, ir aos encontros da Rede Social para que esse envolvimento com a gestão aconteça sempre”, orientou Edijanes Araújo.

IMG 3728O secretário Daniel falou da importância da participação, pois momentos como o da conferência geram melhorias para a cidade. “Nós temos em Samambaia o resultado de uma determinação da última Conferência Regional: O Creas, que é um marco no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos em Samambaia. Isso é prova de que o que se delibera na conferência é efetivado”, relatou Seidel.

IMG 3742

Após a abertura oficial, Daniel Seidel apresentou as ações efetivadas pela Sedest desde a última conferência, e informou sobre o pedido realizado à SEAP – Secretaria de Administração Pública, para que sejam abertas mais de 1800 vagas para concurso para a Sedest.

IMG 3711

 

Recanto das Emas

DSC 0071

O CAS e a Sedest realizaram no Auditório Regional de Ensino do Recanto das Emas, a Conferência daquela região administrativa. A conferência alcançou seu objetivo: analisar os avanços, conquistas e desafios na construção e consolidação do Sistema Único de Assistência Social naquele território. Educandos do Cose Granja das Oliveiras apresentaram uma peça montada junto com o educador Ismael.

Compuseram a mesa de abertura, o subsecretário da Unidade Administração Geral, Vicente Sérgio Brasil, a vice presidente do Conselho de Assistência Social (CAS – DF), Marlene Azevedo e o administrador do Recanto das Emas, Stênio Pinho.

DSC 0020

“Como vice presidente do CAS, represento na Sedest o conselho e tenho como presidente uma usuária da política de assistência social. Nosso objetivo é fiscalizar a política de assistência coordenada pela Sedest. Esse conselho se reúne mensalmente em encontros abertos na 515 norte. E de dois em dois anos, realizamos essa conferência. Hoje nós vamos conferir o que está sendo executado da política de assistência no Recanto das Emas, feito isso, daremos nossa contribuição para melhorar as ações desenvolvidas. Este também é o momento em que a gente se prepara e indica os delegados que participarão da Conferência Distrital de Assistência Social”, orientou Marlene.

DSC 0027

“O GDF tem investido nessa cidade como nunca aconteceu antes e esses investimentos são resultado da atenção que buscamos promover para todos. As cinco creches criadas e a Praça do Esporte e Cultura na quadra 113, além das famílias incluídas no Tarifa Social de Energia, são ações voltadas para a promoção do desenvolvimento social. Sabemos que ainda falta muito, e o nosso papel hoje, comunidade do Recanto, é cobrar mais desenvolvimento para nossa cidade”, disse o administrador da cidade, Stênio.

DSC 0037

Vicente Sérgio representou o secretário Daniel Seidel na plenária. “Aproveito o momento para, em nome do secretário, apresentar aquilo que a Sedest realizou no período de 2011 a 2013. Avançamos com bastante firmeza no Plano de Enfretamento a Pobreza no DF. São as metas do plano DF Sem Miséria: reduzir as desigualdades sociais; elevar a qualidade de vida; ofertar os serviços públicos; gerar emprego e renda. Para isso, executamos nosso orçamento ampliando os serviços da Sedest, além de promover ações nos territórios, acompanhando as famílias, estimulando o cumprimento das condicionalidades, para que as famílias possam sair das condições de vulnerabilidade, possibilitando o exercício pleno da cidadania”, relatou Vicente.

DSC 0038

 

DSC 0136