Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/14 às 19h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Centro POP Taguatinga realiza Carnaval Acolhedor

COMPARTILHAR

 SED5400

Os educandos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Taguatinga participaram de festa de carnaval na tarde desta quinta-feira (27). O evento, que teve como objetivo promover a integração entre os atendidos, contou com marchinhas tradicionais, palestras e orientações de saúde e cuidado pessoal. Os presentes ainda receberam lanches e kits para higiene bucal.

 SED5392

José Pereira, coordenador da unidade, explicou a ideia da realização da festa. “É uma parceria do Centro POP Taguatinga com o Projeto Cidade Acolhedora, o Consultório na Rua e o Programa de Redução de Danos – PRD, os dois últimos da Secretaria de Saúde. Trouxemos a Defensoria Pública para atendimento jurídico e entrega do protocolo, para retirada de outras vias do documento de identidade. A meta é atender, em média, 50 pessoas. Queremos estabelecer vínculos hoje, para que, posteriormente essas pessoas procurem a Unidade e, através disso, possamos despertar nessas pessoas o desejo de construção de novos projetos de vida.”

 SED5342

Maurício Alves dos Santos, 40 anos, frequenta o Centro POP há três meses e aprovou o atendimento recebido na unidade. “Antes de conhecer o Centro POP, não contávamos com locais para fazer higiene pessoal, para alimentação, então, ele veio na hora certa. Eu gosto também das aulas que faço: oficinas de violão, de graffiti e de bonecos. A festa de carnaval está bem educativa, tirei muitas dúvidas sobre minha saúde. Tomei as vacinas e vou tirar outra identidade com a declaração da Defensoria”, relatou.

 SED5349

Ao realizar a testagem de AIDS e sífilis, os participantes da atividade ainda contavam com atendimento individualizado, de um psicólogo ou assistente social, independente do resultado, para que recebessem informações e dicas para prevenir e combater as DST's. Vacinas de tétano, hepatites B e C também foram disponibilizadas.