Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/14 às 19h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Centro da Diversidade celebra Dia da Visibilidade Trans

COMPARTILHAR

IMG 2061

No último dia 29, foi realizada, na Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (FALE), Roda de Conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans. O Centro de Referência da Diversidade da Sedest marcou presença por meio da participação da coordenadora Ana Carolina Silvério.

Cerca de 30 pessoas participaram da roda, assistiram a vídeos de sensibilização temática em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, além de debater ações afirmativas de políticas públicas em relação à saúde e inclusão social de Travestis e Transexuais no âmbito do Distrito federal e Entorno.

Para Carolina Silvério, atividades como a Roda de Conversa são fundamentais para debater alternativas e caminhos para enfrentar o preconceito contra a população Trans. “Fiquei muito feliz com o Convite da Associação do Núcleo de Apoio e Valorização a Vida de Travestis, Transexuais e Transgêneros do DF e Entorno. Precisamos lembrar que pessoas trans sofrem 12 meses, 365 dias por ano com a transfobia, o sexismo e o machismo. Essas pessoas estão marginalizadas, alijadas dos bancos das escolas e universidades, do acesso as políticas públicas e preteridas no mercado de trabalho. São pessoas que têm o gênero deslegitimado diuturnamente, sendo agredidas por uma sociedade que muitas vezes não respeita a identidade de gênero das pessoas travestis e transexuais”, reforçou.

IMG 2073

Visibilidade

O Dia da Visibilidade Trans surgiu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Nesse dia 29, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) entraram no Congresso Nacional, em Brasília, para lançar nacionalmente a campanha.