Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/12 às 19h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

CDES – DF: pensando o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal

COMPARTILHAR

 (25/11/2011 – 14:25)

Aconteceu nesta quara-feira (23) no Memorial JK o lançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF (CDES-DF). Na cerimônia, foram anunciados todos os 80 conselheiros. Entre eles 18 secretários de Estado, incluindo a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda Arlete Sampaio, quatro presidentes de empresas públicas e 54 líderes de diferentes setores da sociedade. O Governador Agnelo Queiroz é o presidente do conselho e o secretário de Governo, Paulo Tadeu, secretário executivo.

Baseado nos moldes do Conselho Nacional criado pelo então presidente Lula, o CDES-DF tem a missão de unir, por meio do diálogo social, representantes do GDF e da sociedade civil organizada local para identificar entraves e mapear potencialidades referentes ao desenvolvimento econômico, social e sustentável.

A secretária adjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ângela Cotta Ferreira Gomes, participou do lançamento e destacou a importância do CDES-DF: “O conselho do DF vai contribuir não apenas para o governo, mas também para os atores que dele fazem parte, e principalmente para a população. Para o Conselho Nacional, o CDES-DF trata-se de um conselho irmão e a nossa expectativa é de uma parceria constante, de desenvolvermos ações conjuntas. Temos certeza que vamos aprender muito com a experiência deste conselho”.

O CDES-DF objetiva ainda, propor metas, ações e programas que contribuam para a construção de uma agenda que integre o crescimento econômico com a diminuição das desigualdades sociais. “Nós vamos projetar a nossa capital, e não só a capital administrativa, mas a do povo que vive aqui. Nós queremos um desenvolvimento planejado e organizado, que tenha política habitacional, com investimento nos recursos humanos. Com transferência de renda, qualificação profissional e inclusão produtiva das pessoas. Precisamos do apoio de vocês para aproveitarmos todas as oportunidades e chegarmos na dimensão do que queremos para Brasília” reforçou aos conselheiros o governador e presidente do Conselho, Agnelo Queiroz.