Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/12 às 13h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Capacitação de técnicos da EMATER para atuar no Brasil Sem Miséria

COMPARTILHAR

(11/09/2012 – 15:41)

Nesta segunda-feira (10), foi realizada, no auditório da Conab no SIA, abertura de capacitação dos técnicos da Emater que atuam no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM). Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Emater – DF, José Guilherme Leal, ressaltou o papel da empresa na redução da pobreza no campo. “O crescimento do nosso trabalho significa que a população rural está sendo bem atendida”, observou. José Guilherme acrescentou ainda que o GDF tem promovido a articulação entre os diversos órgãos para que o governo promova a inclusão social.

O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, reforçou que a pobreza não se restringe à questão da renda. “Quando falamos em redução da miséria, temos que pensar no acesso à saúde, à educação e à cultura. O agente de ATER (de Assistência Técnica e Extensão Rural) deve enxergar a população não apenas como objeto de políticas públicas, mas também como sujeito com direitos e cidadania”, disse.

Com o objetivo de construir estratégias para o desenvolvimento do Plano Brasil Sem Miséria, a capacitação abordará de maneira aprofundada temas relacionados à pobreza, como as raízes históricas da desigualdade, desigualdade entre homens e mulheres, etnia, gerações, situação da extrema pobreza no território, inclusão social, inclusão produtiva, entre outros. Além de construir estratégias de execução de ações para o BSM, a capacitação possibilitará o aprimoramento do atendimento de pessoas pobres e extremamente pobres que vivem em áreas rurais.