Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/12 às 17h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Campanha de Doação – Cidadania Tem Endereço

COMPARTILHAR

envelope centro pop 

A Sedest, em parceria com Secretaria de Segurança Pública e a Administração de Brasília, realiza neste fim de ano a campanha de doação “Cidadania Tem Endereço”. O objetivo é orientar a população do Distrito Federal que costuma fazer doações a realizá-las no Centro Especializado para População de Rua – Centro Pop, na 903 Sul, e em outros pontos específicos de arrecadação.

A Campanha “Cidadania Tem Endereço” quer estimular a população a direcionar suas doações aos parceiros arrecadadores, que centralizarão as mesmas no Centro Pop, unidade de referência para o atendimento especializado de população em situação de rua, que realizará a redistribuição para indivíduos e entidades assistenciais cadastrados.

O Centro Pop Brasília ficará responsável por distribuir as doações, realizar o mapeamento da origem das famílias e indivíduos e pela inclusão das famílias do DF no Cadastro Único para Programas Sociais. A partir desse mapeamento do local de origem, a Sedest trabalhará de maneira articulada com os municípios para a realização de campanhas e doações nesses locais.

A iniciativa busca garantir a dignidade e a cidadania da população em situação de rua e desestimular a situação de vulnerabilidade dessas famílias e indivíduos que ficam em situação de rua com o objetivo de receber doações.

A campanha conta com o apoio do Conselho de Segurança Comunitário de Brasília (Conseg), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Brasília (Sindhobar) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindvaregista).

Contexto Histórico

O período das festas de final de ano, por remeter ao significado de partilha, solidariedade e esperança, e por despertar nas pessoas o desejo de ajudar e doar, acaba gerando aumento no número de pessoas em situação de rua que buscam doações na região.

A doação nas ruas e em locais inapropriados acaba por enfraquecer ações governamentais e não governamentais com potencial de acompanhar, garantir direitos e corresponsabilizar a pessoa em situação de rua. A doação, por si só, não afirma direitos, nem garante acompanhamento, pois não possibilita o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, nem a inclusão social de pessoas em situação de rua no universo do trabalho e geração de renda.

Obs. Serão arrecadadas roupas, brinquedos, utensílios domésticos de pequeno porte e cestas básicas; não se receberá dinheiro; os objetos usados precisam estar em bom estado.

Serviço

O que: Campanha de Doação “Cidadania tem Endereço”.

Postos de arrecadação: Postos comunitários da PM; Administração Regional de Brasília, Centro Pop Brasília e Postos da Rede Gasol.

Posto de Distribuição: Centro Pop Brasília.

Período de arrecadação: de 20 de novembro a 20 de dezembro.

Período e Horário da distribuição e cadastro no Centro: 10 a 21 de dezembro, de 14 às 17h (exceto sábados e domingos). 

Contatos:

Centro Pop Brasília – 3322 2973 

Informações sobre População em Situação de Rua – 156, opção 5