Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/14 às 14h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

CAISAN/DF realiza oficina temática

COMPARTILHAR

DSCF05602

 

Na tarde desta segunda-feira (10), a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (CAISAN/DF) realizou o I Ciclo de Oficinas Temáticas Intersetoriais da Câmara. O encontro temático teve como objetivo promover um nivelamento de informações sobre a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

Na mesa de abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, falou sobre a importância de sua realização. “O GDF cumpre mais uma importante etapa no processo de fortalecimento e efetivação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Distrito Federal. A CAISAN é um instrumento de luta social, e é possível sua implementação com esforço e compromisso. Para promover o desenvolvimento não podemos ter medo de enfrentar os desafios”, reforçou.

DSCF0562

A coordenadora geral da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), Patrícia Gentil, falou sobre o processo de implantação do SISAN, que visa elaborar políticas de segurança alimentar e nutricional em todo país. “Esse é um tema prioritário. É preciso chamar os estados para aderir a esse processo, fazer planos e monitorá-los, desenvolver políticas e ações efetivas para a sua população, desde a produção até o consumo dos alimentos, nas escolas, hospitais, e restaurantes”, disse.

Para o secretário de Igualdade Racial do DF, Viridiano Custódio, o GDF aderiu como meta de governo a efetivação de políticas sociais e, para isso, criou, em 2011, a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do DF. “Como órgão articulador, fechamos parcerias para a execução de ações, buscando fortalecer o empoderamento dos povos e comunidades tradicionais. Em 2014, a SEPIR-DF está viabilizando projetos para oferta de cestas de alimentos em parceria com a UnB e a Emater, além da implementação da Horta Sustentável com o projeto Rondom”, relatou.

 

DSCF0552

A secretária Executiva da CAISAN, Bianca Lazarini, e a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Zorilda Araújo, também compuseram a mesa de abertura da Oficina Temática.