Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/13 às 14h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

CAISAN DF realiza II Reunião do Pleno Secretarial

COMPARTILHAR

DSC01555

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN DF) realizou, na última quarta-feira, a II reunião ordinária do pleno secretarial e a IV do pleno executivo da CAISAN DF. O encontro teve objetivo promover articulação e pactuar ações para o desenvolvimento do I Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal.

O encontro contou com a participação de Ilza Queiroz, Primeira Dama do Distrito Federal, que reforçou a importância do PDSAN. “Não existia no DF uma pratica intersetorial que discutisse políticas de segurança alimentar e nutricional. O PDSAN é um projeto de governo e é fundamental que todas as secretarias envolvidas estejam imbuídas de vontade para que essa política seja implantada e desenvolvida de maneira eficaz”, destacou.

DSC01547

“O DF sai na frente dos outros estados na estruturação de uma política de estado de segurança alimentar e nutricional. Fortalecer o Consea, criar a CAISAN são fundamentais para o fortalecimento do SISAN”, parabenizou João Augusto de Freitas, Assessor da CAISAN Nacional.

A Secretária Executiva da CAISAN DF, Bianca Lazarini, fez uma apresentação sobre as etapas já elaboradas no âmbito do PDSAN e submeteu à aprovação do Pleno um cronograma de trabalho para conclusão do plano e sua publicação, em outubro de 2013.

Daniel Seideil, que preside a CAISAN DF reforçou a necessidade de participação das secretarias nesta reta final de construção do Plano. “Os prazos estabelecidos e pactuados, bem como as atividades previstas, deverão ser cumpridos para que de fato possamos lançar o Plano no I encontro distrital de Segurança Alimentar e Nutricional em outubro”, finalizou.

A reunião contou com a participação do Secretário de Governo, Gustavo Ponce, do Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Arquicelso Bites, do Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, de representantes das Secretarias de Estado de Educação do DF; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF; de fazenda; de meio ambiente; de Governo do DF; de Saúde do DF, de desenvolvimento social e transferência de renda, da CODEPLAN, e do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-DF).

As próximas Reuniões Ordinárias do Pleno Executivo ocorrerão no dia 31 de julho e no dia 25 de setembro de 2013. Para ratificar o PDSAN junto a sociedade também estão previstas a realização de uma audiência pública e um oficina técnica no mês de agosto.

Saiba mais:

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan – DF) foi criada por meio do Decreto 33.142, de 19 de agosto de 2011, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com a finalidade de promover a articulação e a integração entre os órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal afetos à área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A CAISAN/DF é composta pelas seguintes Secretarias de Estado: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, que presidirá a Câmara, de Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal; Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal; Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal; e Secretaria de Estado da Igualdade Racial do Distrito Federal.