Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/12 às 20h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Busca Ativa em comunidade Cigana

COMPARTILHAR

(21/05/2012 – 16:30)

 

No dia 10 de maio, das 9s às 16h, foi realizada Busca Ativa na comunidade Calons, no núcleo rural Córrego do Arrrozal, entre Planaltina e Sobradinho. Das 20 famílias que vivem na comunidade cigana, 17 foram incluídas no Cadastro Único, apenas três ficaram pendentes, devido à falta de documentação, em especial certidão de nascimento e CPF.

Para Elias Alves da Costa, líder da comunidade, a ação de Busca Ativa foi uma novidade. “É a primeira vez que alguma política pública chega a nossa comunidade, a gente vive de vender artesanato, de pequenos negócios e o acesso aos benefícios vai ajudar muito”, disse.

A Busca Ativa é uma estratégia do Plano DF Sem Miséria do Governo do Distrito Federal para incluir famílias pobres e extremamente pobres no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. As famílias inseridas no Cadastro Único poderão ter acesso a inúmeros benefícios, entre eles o Programa Bolsa Família, Programas Habitacionais, Carteira do Idoso, isenção de taxa para concursos públicos, Pronatec e outros programas de qualificação profissional, além da Tarifa Social de Energia Elétrica, desconto na conta de água, aposentaria para dona de casa e incentivo financeiro para agricultura familiar.