Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 18h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Brincadeiras para combater o Trabalho Infantil

COMPARTILHAR

(22/06/2011 – 14:44)

A semana alusiva ao 12 de junho,  Dia Internacional  e Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil foi finalizada com uma grande festa das crianças e adolescentes dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de todo o Distrito Federal. Com o tema Criança Que Brinca Não Trabalha! cerca de 700 crianças e adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SEDEST participaram  do FestAr,  onde desenvolveram  atividades de confecção e experimentação de brinquedos e brincadeiras populares relacionadas ao ar, como confecção de pipas; produção de bolhas de sabão e confecção de cata-vento.

O evento foi um sucesso tanto para as crianças quanto para os servidores da Sedest. Para Patrícia Kopp, Gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a iniciativa é importante pois “o objetivo do FestAR é conscientizar sobre a necessidade de proteção dos direitos da criança e do adolescente no combate ao trabalho infantil por meio do resgate de brincadeiras populares entre as crianças e adolescentes dos territórios atendidos pelos CRAS”. Para a adolescente Danielle Mota, a experiência foi aprovada. “Esta é a primeira vez que venho ao parque da cidade e é muito bom! Aqui podemos ser realmente crianças e fazer brincadeiras muito divertidas”, disse. Para o idealizador do projeto o Educador Social Eduardo Carvalho do CRAS da Estrutural, o evento tem uma grande importância. “O evento foi preparado um projeto para as crianças do CRAS Estrutural, para trabalhar sobre o ar, através de pipa, avião, pássaro. A coordenadora do CRAS pediu para transformar esse projeto em algo maior com todos os CRAS e fico muito feliz ao ver um projeto idealizado por mim abranger tantas crianças ainda mais com uma temática importante como o trabalho infantil” declarou Eduardo.

A tarde de lazer foi realizada no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A mesma atividade foi realizada no dia 9 de junho com as crianças do turno matutino dos COSES.