Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/13 às 13h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Atrações culturais marcam a abertura do 12° Festival Lixo e Cidadania

COMPARTILHAR

IMG 14931
Pela primeira vez em 11 anos, uma cidade diferente de Belo Horizonte – MG sedia o Festival Lixo e Cidadania. Brasília acolheu uma cerimônia de abertura extremamente animada, que contou com a presença de cerca de 2.000 pessoas e apresentações artísticas que, literalmente, levantaram o público que não se conteve em suas cadeiras e, à beira do palco, cantaram e dançaram junto com os artistas.

As atrações musicais foram diversificadas e agradaram a todos os presentes: da percussão com enfoque social do Patubatê, à bateria campeã da Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte, contando no encerramento com o rap engajado e suingado de Gog.

A noite ainda reservou um espaço para o desfile especialmente concebido para o Festival, com figurinos desenvolvidos a partir de materiais reciclados, que arrancaram muitos aplausos dos presentes.

Também marcaram a noite a exposição de arte sacra, com peças criadas a partir da reutilização de materiais, e a decoração preparada para a Cerimônia, que, inspirada nos ipês do Cerrado, encantou pela demonstração da versatilidade do uso da reciclagem. 

“Muito bom ver o calor das pessoas. Esse é o espírito! Um encontro de pessoas!”, comemorou Daniel Seidel, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, uma das realizadoras do evento.

IMG 13951
A grande marca da edição deste ano é a sua realização na capital federal, em uma clara demonstração de força e nacionalização do movimento, tendo como pano de fundo a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como apontado por diversas autoridades e lideranças.

“Esse evento é extremamente importante. Tem uma tradição e pela primeira vez sob os holofotes da capital do país. Aqui irão se discutir assuntos relacionados à política de resíduos sólidos e cidadania para esses trabalhadores que exercem função primordial na sociedade”, reforçou o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que aproveitou a Cerimônia para manifestar sua expectativa de início da coleta seletiva no DF até o final de 2013.

IMG 19011

“É necessário salientar o reconhecimento por parte da sociedade brasileira das contribuições dos catadores enquanto agentes ambientais. Além da inclusão produtiva temos a inclusão social. Essa categoria precisa de se desenvolver socialmente, economicamente e obter acesso à educação e a todas as políticas públicas”, complementou Daniel Seidel.

A cerimônia de abertura ainda contou com diversas autoridades e importantes personalidades relacionadas ao tema. Maria do Carmo, integrante do Movimento Nacional dos Catadores ressaltou a relevância dos temas que serão discutidos durante esses três dias. “Através do movimento nós temos reconhecimento como trabalhadores organizados. Agora queremos ser prestadores de serviços e não apenas autônomos”, disse.

Outra importante autoridade presente foi o Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira que salientou as diversas apresentações culturais que aconteceram e fez referência às exposições que terão lugar durante o encontro. “Buscamos cumprir o nosso papel e abrir espaço para que a expressão cultural e sua socialização alcancem as pessoas e cumpra com o papel proposto pelo Governo do Distrito Federal”.

Numa noite repleta de emoção e animação, o clima de integração entre os participantes imperou até o final. Agora serão mais dois dias de discussões e trocas de ideias para o desenvolvimento desta engrenagem tão importante da sociedade brasileira. Até a próxima quarta-feira, Brasília será a mais que a capital do país, será a capital da reciclagem, da inclusão social e, mais importante, capital da cidadania.

IMG 15711

Crédito das Imagens: Márcyo Pastore e Fábia Pessoa

Serviço

12o. Festival Lixo e Cidadania Período: 28 a 31 de Outubro Local: Bay Park Resort Hotel – SHTN, Trecho 2, Conjunto 5 – Projeto Orla – Brasília/DF Inscrições: Gratuitas, até 29 de Outubro, pelo site www.festivallixoecidadaniadf.com.br . Vagas limitadas.

Fotos em ata resolução, da edição 2012 do evento, encontram-se disponíveis para download no seguinte link:

http://www.flickr.com/photos/cmrrmg