Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/15 às 14h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Assinado convênio para acolhimento de pessoas com deficiência

COMPARTILHAR

O serviço será executado por entidade socioassistencial conveniada, na modalidade de Residência Inclusiva.

Brasília (24/9/2015) – Na tarde de ontem (23), a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) celebrou convênio com a entidade socioassistencial, Vila do Pequenino Jesus, para execução do Serviço de Acolhimento Institucional, na modalidade de Residência Inclusiva, destinado às pessoas com deficiência. A assinatura do convênio aconteceu na Vila do Pequenino Jesus, na QI 26 do Lago Sul.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RI1

A entidade atenderá, gratuitamente, jovens e adultos com deficiência que não dispõem de condições de autossustento ou de amparo familiar. O objetivo é garantir um lar e os cuidados necessários e específicos, como alimentação, segurança, higiene pessoal, terapias, entre outros. Para a execução do convênio, a Sedhs destinará recursos no valor total de R$ 555.318,00. São aproximadamente R$ 93.000,00 mensais pelo período de seis (6) meses.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RI5

Atualmente a Vila do Pequenino Jesus cuida de 37 pessoas: 3 bebês, 5 jovens e 29 adultos. Com o convênio serão ofertadas mais trinta (30) vagas para jovens e adultos, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 58 anos, que possuam perfil clínico de múltiplas deficiências, com total dependência de suas atividades básicas, restritos ao leito e possuam comprometimento severo. “Os bebês e os jovens irão para uma outra casa que está sendo construída dentro da Vila e os adultos ficarão na casa de costume”, disse o coordenador da entidade, Jorge Eduardo Deister.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RI6

Para o presidente da Vila Pequenino Jesus, Irone Claudino Silva o dia foi maravilhoso e diferenciado. “O especial necessita de cuidados 24h por dia. O especial tem que ser olhado de maneira especial e diferenciada. Aqui eles encontram, além dos cuidados, muito amor!”, exclamou.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RI4

Já o Secretário Marcos Pacco comemorou o grande passo dado na política de assistência social no Distrito Federal e na política para pessoas com deficiência. “Essa é a primeira Residência Inclusiva no Distrito Federal conveniada para cuidar de pessoas especiais. É um direito dessas pessoas e um dever do Estado trazer essa proteção a elas”, afirmou.

Wellington Reis – Ascom/Sedhs
RI3

Para o governador, Rodrigo Rollemberg, esse foi um momento carregado de muito simbolismo e alegria. “Apesar de todas as dificuldades, o Governo de Brasília tem que cuidar de quem mais precisa. Quem não vive para servir, não serve para viver”, desabafou.