Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/12 às 16h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Arlete Sampaio fala sobre os desafios da assistência social

COMPARTILHAR

(04/05/2011 – 17:38)

“Os desafios da assistência social em uma sociedade desigual” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Dr. Vicente de Paula Faleiros e Arlete Sampaio (secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda) ontem (03/05), no auditório do bloco K da Universidade Católica de Brasília, na abertura da semana do Serviço Social. Fernanda Silva Fernandes (atual presidente do CRESS, 8ª Região), Daniel Seidel (SEDEST) e Cilene Lins (diretora do curso) também estiveram presentes. O evento contou ainda com a apresentação musical de crianças e adolescentes do Projeto Giração, da SEDEST em parceria com a Petrobrás.
Com auditório lotado, cerca de 80% dos estudantes do curso de Serviço Social da UCB, Arlete fez uma abordagem sobre os desafios do Sistema Único de Assistência Social no Distrito Federal, apresentou os serviços e se propôs a retornar a UCB para apresentar uma pesquisa sobre o perfil dos usuários da Assistência no DF. Cabe destacar que a Universidade formalizou, esse ano, Convênio para estágio dos Estudantes de Serviço Social na atual Secretaria.
Faleiros tratou da história da Assistência Social no capitalismo a os desafios atuais com os programas sociais. Falou ainda sobre a necessidade de mudarmos a concepção de “ajuda” que ainda é reproduzida nos Programas sociais para a concessão de direitos sociais. “Todos os usuários da Assistência Social são sujeitos de direitos e cabe ao Estado garantir esse acesso, já que esse conjunto de direitos tem amparo legal na Constituição de 1988”, disse.
A Semana continua até quinta-feira (05/05). Confira a programação! 
 

Fonte: www.ucb.br/Noticias/2/1997/ArleteSampaioFalaSobreOsDesafiosDaAssistenciaSocial/