Governo do Distrito Federal
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A SEDES

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) é fruto do desmembramento da antiga Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), criada pelo Decreto nº 36.832/2015, e é um dos órgãos de gestão da administração pública do Governo do Distrito Federal.

 

Sua estrutura organizacional é formada pelo Gabinete e pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social.

 

É responsável pela execução das políticas de Assistência Social, Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, Gestão do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do DF, além da avaliação e gestão da informação, fomento de parcerias e articulações de rede.

 

Tem como objetivo primordial, garantir e efetivar o direito à proteção social para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da oferta de serviços e benefícios que contribuam para o enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais, com o desenvolvimento de potencialidades, da autonomia, do empoderamento das famílias e da ampliação de sua capacidade protetiva.

 

Outra área de atuação primordial é na elaboração e promoção de políticas voltadas para segmentos historicamente invisibilizados nas políticas públicas – mulheres, populações negra, indígena, cigana e minorias étnicas; pessoas com deficiência, idosos, pessoas em situação de rua e comunidade LGBT, visando uma Brasília que saiba conviver, respeitar e incluir.

 

Além de outros serviços, a Secretaria é responsável pelos seguintes equipamentos:

 

  • 27 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social;
  • 17 CCFV – Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • 11 CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
  • 14 Restaurantes Comunitários
  • 2 Centros POP – Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua
  • 1 Centro da Diversidade
  • 1 Central de Vagas e Acolhimento Emergencial
  • 3 Unidades de Acolhimento para Adultos e Famílias, Mulheres e Idosos
  • 3 Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, pelo Programa Bolsa Família
  • 1 UPS – Unidade de Proteção Social – 24 horas
  • 1 NUSEFI – Núcleo de Serviços Funerários

 

Organograma:

 

Organograma 2020

 

Atualizado em 02/2021